Estudo de Caso

Modelo de Excelência na Gestão Pública de Sorocaba

Em Sorocaba, desde 2005 a Prefeitura Municipal atua diretamente para que a população seja bem atendida, receba serviços de qualidade que satisfaçam todas as suas necessidades, para tanto se elegeu o Modelo de Excelência em Gestão Publica – MEGP, do qual o Prêmio Nacional da Gestão Pública é a parte avaliativa do modelo para que de maneira orientada se promovesse a modernização do Poder Público Municipal de Sorocaba, com objetivos de atender ao cidadão de forma mais ágil, rápida e eficaz com foco em resultados.

Modelo de excelência em gestão pública no governo brasileiro: importância e aplicação

O trabalho aqui apresentado propõe-se primeiro a contextualizar a existência do Modelo de Excelência em Gestão Pública; segundo: apresentar o fórum onde o Modelo se desenvolve; terceiro: realizar breve apresentação do modelo, com algumas comparações que caracterizem suas especificidades; quarto: enfatizar sua importância para o governo brasileiro e suas organizações públicas; e finalmente evidenciar suas possibilidades de uso e aplicação.

Investigação sobre a utilização de Programas de Qualidade (GESPÚBLICA) nas Universidades Federais de Ensino Superior

Atualmente muito se tem falado sobre a globalização e a competitividade entre as nações. No cerne dessa discussão um foco especial tem sido dado à qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Propostas de gestão têm surgido para as organizações privadas, públicas, inclusive para Instituições de Ensino. Pesquisadores consideram que o aperfeiçoamento do sistema educacional como um todo, proporcionará o exercício da cidadania, o qual é o grande diferencial para o desenvolvimento sustentável e a garantia de soberania de uma nação.

Evolução na gestão da Diretoria de Crédito no Banco do Brasil a partir da participação no Prêmio Nacional da Gestão Pública

A Diretoria de Crédito, após conclusão do processo avaliativo pela Gerência do Prêmio, inicia um processo interno de tratamento. Caso tenha sido premiada no ciclo, recebe a premiação, bem como é contemplada pela divulgação do Prêmio ao público em geral, por meio de jornal e outros meios como Internet.

A aplicação estratégica do Modelo de Excelência em Gestão Pública na Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Tendo em vista que as iniciativas de melhoria de gestão devem assumir um caráter contínuo e estarem sempre presentes na pauta institucional, foi instituído em 2008 o Programa de Modernização da Gestão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, que visa dar continuidade ao processo de aperfeiçoamento da gestão da Agência, imprimindo o caráter estratégico para garantir que a instituição esteja olhando para o futuro e se estruturando para dar respostas às demandas dos seus diversos públicos e à sociedade em geral.

A aplicação do Modelo de Excelência da Gestão Pública no setor saneamento brasileiro

O Modelo de Excelência em Gestão, mundialmente difundido e experimentado por inúmeras organizações, é um instrumento gerencial para a avaliação e melhoria das suas práticas de gestão organizacionais. Trata-se nesse sentido de uma importante ferramenta para o que se convencionou chamar de “aprendizado organizacional”.

Páginas

Subscrever RSS - Estudo de Caso