Manuais Guias e Similares

Pesquisa de satisfação Guia Metodológico

O presente guia orientador de pesquisa e satisfação do cidadão-usuário dos serviços públicos busca subsidiar todas as etapas da cadeia de valor público, que estão também subjacentes à Carta ao Cidadão. Paralelamente, o guia segue as orientações do Decreto no 6.932, de 11 de agosto de 2009, que incorpora paradigmas e métodos participativos e de controle de resultados especialmente no que tange ao foco na fixação de padrões de desempenho institucional.

Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira

O Guia de Interoperabilidade do Governo apresenta orientações para o desenvolvimento de soluções de TIC aderentes à Arquitetura e-PING como forma de incentivar a interoperabilidade no Governo Federal e deste com os demais entes da Federação. Ele é organizado em dois volumes: o Manual do Gestor de Interoperabilidade e a Cartilha Técnica de Interoperabilidade.  O Manual do Gestor de Interoperabilidade tem como público-alvo os gestores de TI (Tecnologia da Informação) dos órgãos do Governo.

Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico

O Guia de Interoperabilidade do Governo apresenta orientações para o desenvolvimento de soluções de TIC aderentes à Arquitetura e-PING como forma de incentivar a interoperabilidade no Governo Federal e deste com os demais entes da Federação. Ele é organizado em dois volumes: o Manual do Gestor de Interoperabilidade e a Cartilha Técnica de Interoperabilidade.

Manual de Orientação para a Gestão do Desempenho

Este manual de orientação consiste num instrumento complementar à regulamentação da sistemática para avaliação de desempenho, de forma a servir como guia para os agentes participantes do processo, seja na condição de executores, condutores ou usuários. Nele os assuntos serão expostos de forma dinâmica e atrativa, utilizando-se de linguagem clara, direta e de fácil compreensão, evitando-se termos demasiado técnicos.

Guia de Referência Prático - Mapeamento e avaliação de competências

Este Guia de Referência Prático se destina a orientar, numa linguagem acessível, as unidades de desenvolvimento de pessoas dos órgãos do SIPEC para a realização de diagnósticos de competências em suas equipes de trabalho e unidades organizacionais selecionadas. Os diagósticos são realizados, basicamente, em duas etapas: mapeamento e avaliação de competências.

Benchmarking Colaborativo

O Benchmarking Colaborativo resulta da fusão entre a metodologia de benchmarking, método gerencial usado por organizações interessadas em comparar o desempenho de seus produtos ou processos com outros similares considerados mais eficazes e/ou eficientes, com o objetivo de entender as práticas que conduzem ao desempenho superior, buscando assim adaptá-las e implementar melhorias significativas internamente, e o processo participativo e colaborativo, característico do setor público, no qual algumas instituições públicas se reúnem e decidem colaborar entre si buscando identificar as melhores p

Páginas

Subscrever RSS - Manuais Guias e Similares