Secretaria de Gestão/MP

MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA

Apresentação
Fortalecer os sistemas de gestão da Administração Pública implica adotar práticas e
tecnologias gerenciais que contribuam para a ampliação da capacidade de governança e
governabilidade das suas estruturas executivas e que promovam o aprofundamento dos
princípios definidos na Constituição Federal.
O modelo de gestão pública capaz de atender a esses desafios precisa ser desenvolvido a
partir da experiência, do conhecimento e do referencial cultural brasileiro, reconhecendo

Identificador de serviços públicos

Um grande trabalho de levantamento de informações sobre os serviços públicos oferecidos pelo Governo Federal foi iniciado recentemente. Há muitos anos este tema é cuidado pelo GESPÚBLICA, no contexto da aplicação dos princípios e metodologias da Carta de Serviços, mas só agora uma ação abrangente tomou a forma de um censo. Estamos trabalhando por partes e, diante da complexidade da atividade, temos produzido materiais para apoiar os órgãos. O começo de tudo isso é a correta identificação de que aquela atividade específica realizada em um órgão ou entidade é de fato um serviço público.

Caderno GESPÚBLICA - Desburocratização

A partir de fevereiro de 2005, com a criação do
Programa Nacional de Gestão Pública – GESPÚBLICA
– resultado da fusão do Programa Qualidade no
Serviço Público e Programa Nacional de
Desburocratização – o Estado brasileiro reafirma o
compromisso com esse esforço histórico na promoção
de ações voltadas para a melhoria da qualidade na
prestação dos serviços públicos aos cidadãos e para
o sistema competitivo do País.

Caderno GESPÚBLICA - Prêmio Nacional da Gestão Pública

Os “Cadernos GESPÚBLICA” são publicados
com a finalidade de compartilhar os
conhecimentos e as experiências que a
constância no propósito de promover a qualidade
na administração pública nos permitiu acumular.

Caderno GESPÚBLICA - Documento de Referência

Este Documento de Referência do Programa Nacional de
Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, contém
as definições estratégicas que deverão orientar as ações da
Gerência Executiva e da Rede Nacional de Gestão Pública,
atuante em todo o país.
As definições estratégicas aqui apresentadas visam, ainda,
fortalecer a identidade nacional do Programa.
Essa identidade é resultante de uma marca forte, de uma
estratégia vigorosa e confiável e de uma linguagem baseada
em um pensamento comum, expressa por uma terminologia

Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 1000 Pontos

O Instrumento para Avaliação da Gestão Pública é um conjunto de orientações
e parâmetros para avaliação da gestão que tem por referência o Modelo de
Excelência em Gestão Pública, os conceitos e os fundamentos preconizados
pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública.

Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 250 e 500pontos

O Instrumento para Avaliação da Gestão Pública (IAGP) reúne um conjunto
de orientações e de parâmetros para avaliar e melhorar a gestão, e tem por
referência o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) e os conceitos
e fundamentos preconizados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e
Desburocratização (GesPública).

Cartilha sobre linguagem cidadã

Você já precisou usar um serviço, ou montar alguma coisa, e quando foi procurar as instruções de como fazer, teve a impressão de que elas deixavam a tarefa mais difícil, ao invés do contrário? Se você respondeu sim, saiba que esta não é somente uma impressão. Instruções escritas de forma incompleta, confusa ou em uma linguagem de difícil acesso acabam por tornar uma atividade mais difícil e mais custosa, podendo até impedi-la de ser realizada.

Guia referencial para medição de desempenho e manual para construção de indicadores

Trata‐se  de  um  referencial  metodológico  que  permitirá  a governos  (Federal,  estaduais  e  municipais),  áreas  ou  domínios  de políticas públicas, conjuntos de organizações, organizações públicas e suas  unidades  definirem  e  mensurarem  seu  desempenho  – assumindo‐se que este é um primeiro e decisivo passo para a gestão do  desempenho,  possibilitando,  em  bases  metodologicamente análogas,  sua  pactuação,  avaliação,  divulgação  em  momentos posteriores.

Guia D simplificação

O presente Guia “d” Simplificação Administrativa foi elaborado para auxiliar qualquer organização pública interessada em simplificar seus processos e normas, de forma a proporcionar a melhoria da qualidade de seus serviços.

O Guia deve ser entendido como uma ferramenta de trabalho, eminentemente prática, para realizar a análise e melhoria de processos organizacionais.
Para tanto, procurou-se condensar, de maneira didática, todas as etapas relevantes para a condução desse tipo de trabalho.

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