Biblioteca
Este espaço tem por objetivo estimular e facilitar o acesso ao conhecimento, disponibilizando conteúdos que irão suprir eficientemente as necessidades de informação dos usuários do Portal. Utilize a caixa de busca para pesquisar pelo documento, assunto ou autor desejado.
Exibindo 10 de 269 documentos que atendem a sua pesquisaTítulo, descrição e assuntos | Arquivo | |
---|---|---|
Padrões de Interoperabilidade de Governo EletrônicoSecretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP O Guia de Interoperabilidade do Governo apresenta orientações para o desenvolvimento de soluções de TIC aderentes à Arquitetura e-PING como forma de incentivar a interoperabilidade no Governo Federal e deste com os demais entes da Federação. Ele é organizado em dois volumes: o Manual do Gestor de Interoperabilidade e a Cartilha Técnica de Interoperabilidade. O Manual do Gestor de Interoperabilidade tem como público-alvo os gestores de TI (Tecnologia da Informação) dos órgãos do Governo. Esse documento possui diretrizes de gestão, assim como indicações de ações promovidas em nosso país com o objetivo de propiciar uma gestão de serviços governamentais direcionada à interoperabilidade. A Cartilha Técnica de Interoperabilidade, por sua vez, tem como público-alvo os profissionais técnicos que atuam na área de TI. A Cartilha Técnica apresenta os requisitos técnicos e indica melhores usos de tecnologias de mercado, que proporcionam a melhoria da interoperabilidade governamental, sua melhor qualidade e abrangência. e-PING, Governo eletrônico, Interoperabilidade, Manuais Guias e Similares, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP |
||
Guia de Gestão de ProcessosSecretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP, Secretaria de Gestão/MP O Guia de Gestão de Processos de Governo é composto de duas partes. A primeira parte consiste em um documento de orientação metodológica de suporte à gestão de processos, contemplando um conjunto de conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócio a serem utilizados pelos agentes de processos durante as atividades de construção e melhoria de modelos de processos. Além da orientação metodológica à elaboração e evolução de processos, o Guia tem a função de fornecer um olhar comum a respeito do gerenciamento de processos. A segunda parte foca na contratação de serviços de modelagem de processos. Tendo em vista que os órgãos que adotam a gestão por processos podem passar por uma fase de contratação de serviços, o guia exemplifica algumas destas boas práticas na forma de um “Processo de Contratação de atividades de Gestão de Processos”. Gestão de Processos, Secretaria de Gestão/MP, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/MP |
||
MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICASecretaria de Gestão/MP Apresentação
Gestão Pública, Modelo, Secretaria de Gestão/MP |
||
Identificador de serviços públicosSecretaria de Gestão/MP Um grande trabalho de levantamento de informações sobre os serviços públicos oferecidos pelo Governo Federal foi iniciado recentemente. Há muitos anos este tema é cuidado pelo GESPÚBLICA, no contexto da aplicação dos princípios e metodologias da Carta de Serviços, mas só agora uma ação abrangente tomou a forma de um censo. Estamos trabalhando por partes e, diante da complexidade da atividade, temos produzido materiais para apoiar os órgãos. O começo de tudo isso é a correta identificação de que aquela atividade específica realizada em um órgão ou entidade é de fato um serviço público. Há muita confusão nisso e muita possibilidade de debate. Nada está escrito em pedra, mas oferecemos uma possibilidade de interpretação neste documento. Uma versão em construção... sempre! Carta de Serviços ao Cidadão, Secretaria de Gestão/MP |
||
Caderno GESPÚBLICA - DesburocratizaçãoSecretaria de Gestão/MP A partir de fevereiro de 2005, com a criação do Esta publicação apresenta algumas experiências Cadernos GESPÚBLICA, Desburocratização, Secretaria de Gestão/MP |
||
Caderno GESPÚBLICA - Prêmio Nacional da Gestão PúblicaSecretaria de Gestão/MP Os “Cadernos GESPÚBLICA” são publicados Ao ensejo da edição do segundo Caderno Cadernos GESPÚBLICA, Gestão Pública, Secretaria de Gestão/MP |
||
Caderno GESPÚBLICA - Documento de ReferênciaSecretaria de Gestão/MP Este Documento de Referência do Programa Nacional de Cadernos GESPÚBLICA, Gestão Pública, Secretaria de Gestão/MP |
||
Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 1000 PontosSecretaria de Gestão/MP O Instrumento para Avaliação da Gestão Pública é um conjunto de orientações Este instrumento é utilizado para avaliação e melhoria da gestão A partir do resultado dessas avaliações, é possível melhorar o sistema de Gestão Pública, Instrumento, Secretaria de Gestão/MP |
||
Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 250 e 500pontosSecretaria de Gestão/MP O Instrumento para Avaliação da Gestão Pública (IAGP) reúne um conjunto Este Instrumento para Avaliação da Gestão Pública 250 e 500 Pontos é uma Gestão Pública, Instrumento, Secretaria de Gestão/MP |
||
Cartilha sobre linguagem cidadãSecretaria de Gestão/MP Você já precisou usar um serviço, ou montar alguma coisa, e quando foi procurar as instruções de como fazer, teve a impressão de que elas deixavam a tarefa mais difícil, ao invés do contrário? Se você respondeu sim, saiba que esta não é somente uma impressão. Instruções escritas de forma incompleta, confusa ou em uma linguagem de difícil acesso acabam por tornar uma atividade mais difícil e mais custosa, podendo até impedi-la de ser realizada. Este é um fato que qualquer pessoa que trabalhe com instruções e explicações sobre serviços tem que ter sempre em mente. Seu texto tem impacto direto na qualidade do serviço em que você trabalha. Quanto melhor o cidadão entender as suas informações, mais rápido ele cumprirá o que dele é pedido, melhorando assim o tempo para prestação do serviço e, consequentemente, sua qualidade. Nós, do GESPÚBLICA, fizemos esta cartilha com o objetivo de ajudar você, responsável pelo serviço público, a melhorar o relacionamento do seu texto com o cidadão, dando algumas dicas e sugestões que tornarão o seu texto mais claro e mais útil para o seu público-alvo. Cartilha, Secretaria de Gestão/MP |