A aplicação estratégica do Modelo de Excelência em Gestão Pública na Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Tendo em vista que as iniciativas de melhoria de gestão devem assumir um caráter contínuo e estarem sempre presentes na pauta institucional, foi instituído em 2008 o Programa de Modernização da Gestão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, que visa dar continuidade ao processo de aperfeiçoamento da gestão da Agência, imprimindo o caráter estratégico para garantir que a instituição esteja olhando para o futuro e se estruturando para dar respostas às demandas dos seus diversos públicos e à sociedade em geral.

O objetivo geral é implantar a gestão estratégica na Anvisa, visando o cumprimento de sua missão institucional e a busca contínua da excelência e da inovação em seu futuro desejado, focada no Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP. Esse modelo está contextualizado no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização -GESPÚBLICA e expressa uma política pública para a melhoria da gestão pública, formalizada pelo Decreto no 5378, de fevereiro de 2005.

Todo o esforço que vem sendo empreendido tem como foco norteador os princípios da gestão pública contemporânea e os do SUS. eficácia, efetividade, eficiência, otimidade, aceitabilidade, legitimidade e equidade. A observância destes princípios, associada e aplicada à luz das técnicas, métodos e ferramentas da Gestão de Excelência, caracteriza-os como elementos potenciais para o alcance da qualidade dos serviços de saúde, pela redução do hiato existente entre as condições de saúde atuais e as condições desejáveis para propiciar maiores benefícios e menores riscos para a saúde do cidadão.

Data de publicação: 
terça-feira, 27. Outubro 2009