Carta de Serviços ao Cidadão Justiça Federal de Mato Grosso

APRESENTAÇÃO

Desde a década de 90, vem-se desenvolvendo na Administração Pública
brasileira ações que visam a estimular as organizações públicas para uma
administração voltada para o cidadão e não somente preocupada com os seus
processos internos.
Atualmente, o Setor Público tem dois grandes desafios:
elevar o padrão dos serviços prestados ao cidadão;
estimular a participação do cidadão no processo de melhoria do atendimento
prestado pelas organizações, por meio da indução do controle social.
A Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização
pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços e quais os compromissos
de atendimento estabelecidos.
A sua prática implica para a organização um processo de transformação
sustentada em princípios fundamentais, que são participação, comprometimento,
informação, transparência e aprendizagem.
Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão, participação de
todas as pessoas que integram a organização e a indução do controle social.
Dessa maneira, ao divulgar a Carta de Serviços, a Justiça Federal de Mato
Grosso irá facilitar e ampliar o acesso do cidadão aos seus serviços e estimular sua
participação no monitoramento do setor público, induzindo-o ao controle social e
promovendo a melhoria da qualidade do atendimento prestado.
O relacionamento entre o cidadão e a organização se dará de forma
transparente, pois, ela estará permitindo que a sociedade fiscalize e controle seus
serviços por meio da avaliação periódica

Tipo de publicação:

Organização: 
Justiça Federal do Estado de Mato Grosso