Cartilha sobre linguagem cidadã

Você já precisou usar um serviço, ou montar alguma coisa, e quando foi procurar as instruções de como fazer, teve a impressão de que elas deixavam a tarefa mais difícil, ao invés do contrário? Se você respondeu sim, saiba que esta não é somente uma impressão. Instruções escritas de forma incompleta, confusa ou em uma linguagem de difícil acesso acabam por tornar uma atividade mais difícil e mais custosa, podendo até impedi-la de ser realizada.

Este é um fato que qualquer pessoa que trabalhe com instruções e explicações sobre serviços tem que ter sempre em mente. Seu texto tem impacto direto na qualidade do serviço em que você trabalha. Quanto melhor o cidadão entender as suas informações, mais rápido ele cumprirá o que dele é pedido, melhorando assim o tempo para prestação do serviço e, consequentemente, sua qualidade.

Nós, do GESPÚBLICA, fizemos esta cartilha com o objetivo de ajudar você, responsável pelo serviço público, a melhorar o relacionamento do seu texto com o cidadão, dando algumas dicas e sugestões que tornarão o seu texto mais claro e mais útil para o seu público-alvo.

Data de publicação: 
segunda-feira, 6. Junho 2016

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