13/04/17 - Opinião - "Quando vão chegar?" - Por Rosa Graça Lima Barreto Domingues

Gif baixado do portal Giphy
Não tem sido fácil encontrar líderes preparados para assumirem o papel...de líderes. Resposta: cheguei há pouco!

Voltar

13/04/17 - GESPÚBLICA-MA, NEP-MA, São Luís, Maranhão, Brasil

Reiniciamos as visitas técnicas às organizações públicas adesas em nosso Estado e, como não era surpresa antes e também agora não o é, a maioria deles recentemente acessaram a alta gestão. A surpresa não está em tal fato e nem poderia sê-lo vez que a alternância poderia até ser considerada bem salutar não fosse a frase que recepciona sempre os nossos consultores:

- Não podemos falar nada porque chegamos agora.

E o "agora" quase sempre significa seis ou mais meses na função de confiança. Não dá! É duro de engolir que alguém possa assumir uma posição estratégica em uma organização pública e - vários meses depois - ainda não esteja suficientemente inteirado de suas obrigações como líder nem possa sequer se posicionar sobre o planejamento, a sustentabilidade, as metas, a gestão de pessoas etc. Somente no serviço público parece ser possível tal disparate. 

Bem, vamos falar em pouco sobre o papel do líder público. A governança pública..."é a capacidade e as condições internas ao governo, para exercício de suas competências e alcance de seus objetivos. Diz respeito aos recursos técnicos, tecnológicos, de infraestrutura, de pessoal, dentre outros de que dispõe as estruturas governamentais para formular, planejar e implantar as políticas públicas, assim como acompanhar, avaliar e fiscalizar a sua execução e resultados objetivos." (Gespública).

Onde está a dificuldade para compreender, inteirar-se de suas obrigações o lider público? No baixo investimento em desenvolvimento das competências próprias para a boa gestão, para compreender e saber orientar a implantação das práticas de gestão, ou seja, das "atividades executadas sistematicamente com a finalidade de gerenciar uma organização, consubstanciadas nos padrões de trabalho. São também chamadas de processos, métodos ou metodologias de gestão". (Gespública).

E o investimento nem precisaria ser grande se os líderes públicos brasileiros conhecessem e/ou estivessem verdadeiramente interessados em implantar boas práticas de gestão com o apoio do programa Gespública. 

 

Data de Publicação: 
quinta-feira, 13. Abril 2017 - 14:48
Núcleo Estadual: