14/02/17 - Bene rem gere GesPública Maranhão!

Disponível na internet para livre download
A forma de atuar do Gespública no Maranhão vai se modificar mais uma vez para se manter contemporânea. Saiba em primeira mão o que vai acontecer.

Voltar

14/02/16 - GESPÚBLICA-MA, NEP-MA, São Luís, Maranhão, Brasil

O Gespública pode ser considerado um programa de fomento, impulso, auxílio, mesmo que não aporte recursos públicos nas organizações adesas e/ou parcerias. O "pulo do gato" do programa é a transferência de conhecimento sobre alta gestão e outros temas convergentes que são de elevado custo no mercado do conhecimento complexo e de alto valor agregado, logo fora do alcance da maioria das organizações e só acessível por meio de consultores voluntários altamente especializados, no caso, atuantes por meio dos núcleos estaduais do Gespública. Sua robustez é sua condenação. Por quê?

Explicamos: A prática tem evidenciado aos agentes atuantes nos núcleos estaduais que a importância e a complexidade dos conhecimentos transferidos pelas capacitações, geralmente com a participação do nível tático e/ou operacional já que os líderes estão sempre muito ocupados e quase não atendem aos convites, gera um subproduto cultural invisível no âmbito organizacional. Os argumentos utilizados pela força de trabalho capacitada pelo Gespública vão se complexificando degrau a degrau e os que estão na posição de governança passam, pouco a pouco, a não dominar as terminologias utilizadas por seus pares e colaboradores, e, talvez por tal razão é que costumam atribuir valor menor aos argumentos técnicos trazidos pelos participantes das capacitações. 

Abraçado como alternativa viável e de baixo custo o Gespública é sempre lembrado como lenitivo nos momentos difíceis e/ou de transição mas deixado de lado uma vez passada a "tempestade". Este foi sempre o motivo forte que nos conduziu na "ponta da linha" a implantar novas e novas versões de formas, estratégias, modelos e alternativas de atuação. Os coordenadores dos núcleos estaduais sempre precisaram e ainda precisam se desdobrar para mudar a estratégia e o método de trabalho sempre que percebem o acontecido e para manter firmes as redes de voluntariado no propósito de apoiar a melhoria dos processo gerenciais das organizações públicas. Não é moleza não!

Bem, mas o que interessa mesmo é o futuro e a Visão do Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP-MA) é "Ser reconhecido como centro de produção de conhecimento na área da gestão pública baseado em padrões internacionais de excelência até 2020."

2020? Tá logo alí! Vamos então mudar o curso do barco NEP-MA para nos aproximar da Visão traçada para 2020. Passaremos a atuar mais voltados para a produção de conhecimento que para a prestação de assistência técnica direcionada e/ou individualizada hoje representada pela realização de cursos, oficinas e palestras "interna corporis". Manteremos a realização de grandes eventos abertos ao público mas teremos como prioridade da presença dos voluntários, líderes e colaboradores das organizações adesas e parceiras. Atuaremos mais fortemente na produção de vídeos, revistas, entrevistas com líderes, artigos, infográficos, podcasts, textos, pesquisas etc. Tudo produzido com o apoio da rede estadual de voluntariado. Que tenhamos encontrado o caminho então! 

BENE REM GERE GESPÚBLICA-MA!

Data de Publicação: 
terça-feira, 14. Fevereiro 2017 - 17:53
Núcleo Estadual: