Começou dia 20 de outubro a 1a edição da Semana Nacional do Serviço Público

O propósito da iniciativa é construir gradualmente um amplo movimento colaborativo para desenvolver a cultura de servir ao público com entusiasmo, responsabilidade e efetividade.

Nesse sentido, de forma similar ao que ocorre na Semana Global do Empreendedorismo, diversas instituições e cidadãos estão se unindo para realizar atividades destinadas a aprimorar a administração pública, entre elas o GESPÚBLICA.

O movimento está em consonância com a resolução 57/277 da ONU, a qual recomenda que os países membros:

- reconheçam o trabalho dos servidores públicos;

- celebrem o valor e a virtude de servir ao público;

- ressaltem a importância do servidor público para o desenvolvimento;

- encorajem jovens a seguir a carreira pública.

Países como Canadá, Austrália e Estados Unidos já instituíram suas próprias semanas do serviço público.

Por aqui no Brasil, diversos órgãos públicos já realizam Semanas do Servidor, associadas ao Dia do Servidor Público. No entanto, a maioria desses eventos têm ocorrido de modo improvisado e com foco apenas no público interno.

A intenção da 1a edição da Semana Nacional do Serviço Público é começar um movimento para potencializar o efeito desses eventos, estimulando os órgãos a se prepararem com mais antecedência, além de envolverem mais ativamente a sociedade civil na realização dessas Semanas.

Segundo um dos organizadores do evento, "é preciso estimular a sociedade a se apropriar do serviço público. Hoje, poucas pessoas parecem conscientes de que mais de 50% das receitas municipais são destinadas todos os anos à folha de pagamento. São recursos estratégicos e de longo prazo que não podem ficar exclusivamente sob supervisão de governos com horizontes de quatro anos. É necessário que a sociedade se aproxime do universo da gestão pública, ajudando a construir soluções para esse e para outros desafios públicos.

Para saber mais sobre a semana, acesse o link http://semanadoservicopublico.org

O envolvimento de todos é essencial para o sucesso do serviço público.

Data de Publicação: 
segunda-feira, 24. Outubro 2016 - 15:25