Conselho de Arquitetura e Urbanismo e 10 conselhos estaduais aderem ao Gespública

Conselheiros do CAU/BR e os presidentes dos 27 CAU/UF reuniram-se no Rio de Janeiro para a 16ª Reunião Plenária Ampliada do CAU/BR. Na ocasião, houve a assinatura da adesão do CAU/BR e de mais 10 CAU/UF ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), iniciativa do Ministério do Planejamento e Gestão (MPOG) que tem como objetivo agilizar o trabalho dos órgãos públicos ao mesmo tempo que aumenta a transparência das informações ao cidadão.

Neste primeiro momento, vão participar do programa o CAU/BR e mais o CAU/AC, CAU/AL, CAU/AM, CAU/MG, CAU/MS, CAU/MT, CAU/PR, CAU/RN, CAU/RS e CAU/SP. Essas onze instituições vão implantar processos de liderança, informação e medição de resultados, além de instrumentos como a Carta de Serviços ao Cidadão, o Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação, o Guia de Gestão de Processos, o Guia de Simplificação Administrativa e o Instrumento de Avaliação da Gestão. O Ministério do Planejamento vai fornecer o treinamento e orientação dos funcionários para implantação das práticas promovidas pelo Gespública.

Para o coordenador do Gespública, Joelson Vellozo Junior, o CAU pode absorver melhor os conceitos de excelência em gestão por ser uma instituição jovem e não ter vícios incorporados. “Há um caminho aberto para se trabalhar”, afirmou.

O vice-presidente do CAU/BR, Anderson Fioretti, destacou que os CAU/UF que não puderam aderir ao programa nesta primeira fase – principalmente por não terem capacidade financeira de custear os treinamentos da equipe técnica – poderão fazê-lo a qualquer momento. “Não há nenhum demérito em algum CAU não participar agora, mas é importante que o CAU/BR inicie esse processo”, disse.

Data de Publicação: 
segunda-feira, 7. Março 2016 - 16:52