Sudam adere ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) tem como objetivo fortalecer a gestão pública, tendo como premissa o modelo de Excelência. A Sudam aderiu ao programa na manhã desta quarta-feira, 25, em evento realizado no auditório da instituição, na presença dos servidores, e assinou o termo de compromisso celebrado com a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, representada por Lígia Garcia, Coordenadora Executiva do Núcleo Estadual do Gespública no Pará.

O superintendente, Paulo Roberto, a diretora de administração substituta e diretora de planejamento e articulação de políticas, Keila Rodrigues, e o diretor de gestão de fundos, incentivos e de atração de investimentos, Inocêncio Gasparim, estavam presentes no ato e demostraram contentamento com o compromisso firmado pela Sudam que, desta forma, oficializa a cooperação técnica com o Gespública com vistas à implantação da gestão pública de excelência e resultados na instituição, apoiando institucionalmente as ações desenvolvidas pelo núcleo do programa no Estado do Pará. “Agora estamos dando um passo decisivo que é a adesão formal ao modelo. Esperamos que com a implantação do Gespública consigamos o aprimoramento institucional, possibilitando a melhoria constante da qualidade dos nossos serviços prestados à sociedade, estimulando a participação dos cidadãos no monitoramento do setor público, contribuindo com a promoção de uma gestão pública de excelência, mas o sucesso da Sudam depende da adesão de cada servidor a esse novo pensamento organizacional”, declara Rodrigues.

Ao aderir ao Gespública a Sudam assume perante a sociedade e aos seus usuários alguns compromissos, entre eles: orientar a prática gerencial pelos princípios e fundamentos de excelência em gestão pública; adotar a prática de colaboração institucional, trocando experiências com outras organizações no campo da gestão pública; cumprir o código de ética do Gespública. Com isso, as ações promovidas pela Sudam devem visar à implantação dos instrumentos de avaliação da gestão pública, a desburocratização, por meio da gestão de processos, e a melhoria do atendimento ao cidadão.

SEI e Intranet

Além da adesão ao Gespública, o evento também apresentou duas ferramentas que irão complementar o Programa de Modernização da Sudam, O SEI, Sistema Eletrônico de Informações, e a Intranet.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, tendo como principais características a libertação do uso do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema. Proporciona a virtualização de processos e documentos, permitindo a atuação simultânea de várias unidades, ainda que distantes fisicamente, em um mesmo processo, reduzindo o tempo de realização das atividades.

O portal da intranet possibilitará aos servidores e aos funcionários da casa o acesso a informações institucionais e disseminação do conhecimento. A intranet é uma importante ferramenta como meio de divulgação para que o público interno possa conhecer ações e pessoas de todas as unidades, onde o servidor contará com acesso de dados e informações de forma intuitiva, centralizada e organizada.

O Gespública, o SEI e a Intranet são ferramentas que vão ao encontro da Visão de Futuro da Sudam de ser instituição de excelência em planejamento, articulação e promoção do desenvolvimento da Amazônia.

Data de Publicação: 
quarta-feira, 25. Maio 2016 - 10:33
Núcleo Estadual: