Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda ingressa no ciclo do IAGP 500 pontos

Rita Gagliardi explana conceitos do modelo de excelência

Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda ingressa no ciclo do IAGP 500 pontos

Rita Gagliardi explana conceitos do modelo de excelência

Vinte servidores da Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda em Santa Catarina (SAMF/SC) dedicaram-se integralmente, de 5 a 7 de julho de 2011, a aprender e praticar os conceitos e fundamentos preconizados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). A capacitação foi conduzida pela instrutora voluntária do GesPública, Rita de Cássia Pandolfi Camara Gagliardi, que trabalha na Eletrosul.

Com experiência na implantação dos instrumentos de auto-avaliação do GesPública, Rita promoveu inicialmente uma explanação sobre o modelo de excelência em gestão pública, seguida de orientação sobre os critérios e o conjunto de itens e alíneas do IAGP (Instrumento de Auto-avaliação em Gestão Pública) de 500 pontos.

Na sequência, os participantes foram divididos em grupos para estudar a abordagem de cada prática de gestão empregada pela organização para apurar, preliminarmente, o grau de atendimento aos requisitos do Instrumento. Por três dias, questões relevantes da SAMF/SC foram enfrentadas coletivamente, sempre com o objetivo de buscar soluções convergentes com as competências básicas da organização e tendo como foco a produção de resultados efetivos para a sociedade.

A iniciativa da SAMF/SC alinha-se às diretrizes do planejamento estratégico, que tem como missão prover soluções administrativas aos órgãos do Ministério da Fazenda, parceiros, unidades da Administração Pública e cidadão-usuário, contribuindo para a melhoria contínua do serviço público, com a visão de ser referencial como unidade de excelência em gestão no âmbito da Administração Pública Federal.

A SAMF/SC é órgão do Poder Executivo Federal subordinada à Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Fazenda (MF). Suas principais competências são prestar apoio logístico aos órgãos do Ministério da Fazenda, planejando, coordenando, acompanhando e executando as atividades inerentes aos sistemas de gestão administrativa disponibilizados pelo MF.

O órgão está situado na Praça Getúlio Vargas, 138, na região central de Florianópolis. Seu quadro funcional é composto por 39 servidores. A organização partiu para a implantação do instrumento de 500 pontos após ter iniciado, em 2007, a aplicação do primeiro ciclo de melhoria contínua da gestão, quando foi certificada pelo Programa GesPública com 151 pontos.

Data de Publicação: 
segunda-feira, 11. Julho 2011 - 17:25
Núcleo Estadual: